sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Umas e outras



Outro dia encontrei com um amigo que me disse que estava fazendo curso sobre vinho com um sommelier famoso, que estava degustando vinhos caríssimos, visitas a adegas maravilhosas, e tudo de mais bacana que há para se aprender desse mundo tão interessante e cheio de sabores, aromas e sentidos.
Tenho muita vontade de um dia fazer um curso desse. Provavelmente eu venha a fazê-lo realmente, pois sou um amante dessa bebida maravilhosa. Mas o meu único medo é sair de tal curso sem aprender nada, ou o que é meu medo maior: acabar não gostando mais dos vinhos que eu já gosto!
Loucura?

Pois é... Será que esses sommeliers não vão ensinar-me que aquele vinho que eu gosto tanto, que me cai tão bem ao paladar, que esse vinho não presta? E, além disso; será que eles não me vão ensinar a gostar de um vinho que eu nem sei se gosto? Vão explicar que aquele vinho que eu acho amargo demais (e caro demais) é que é bom, e justo o vinho que eu gosto é ruim? Temo de repente, passar a tomar vinho que eu não gosto só porque me ensinaram que ele é bom. Mais ou menos como alguém chegar pra mim e dizer qual música é boa e qual é ruim.

Ando desconfiado que nesse mundo dos vinhos cabe àquela estória do “Rei está Nu”.

A pessoa enfia o nariz dentro da taça de vinho, cheira, depois degusta, faz aquela cara enigmática e solta; “hum, tem uma nota de baunilha nessa safra de Barolo.”
Sei lá... O que vocês acham?

Nenhum comentário: