segunda-feira, 3 de agosto de 2009

"Ser ou não Ser?"


Algumas coisas acontecem e nos fazem pensar a respeito delas. Coisas que ficam lá, guardadas e esquecidas, e de repente, por algum gesto ou atitude nos despertam para elas novamente.
Despertei para o fato de como as vezes podemos nos tornar figurantes na vida de algumas pessoas. E o que é pior, quando essas pessoas nos fazem, conscientemente, coadjuvantes nos enredos de suas vidas. E a atitude de subjulgar o gosto e interesse do outro como individuo com vontade própria, transformando-o em espectador das minhas vontades. Há quem não perceba que está sendo figurante/vítima desse drama macabro, mas há também aqueles que não se importam em serem eternos figurantes na vida dos outros.
Existe também uma outra (cruel) modalidade muito frequente entre pessoas:

"O Escada"


Na TV e no teatro, principalmente no humor, existe um termo que se designa ainda melhor para o que estou querendo exemplificar. O termo usado é conhecido como: 'Escada'. No caso, ser escada, é ser o ator que fica alí em cena só para servir de apoio para o ator principal despejar suas piadas, fazer o seu número, satirizar 'o escada', que geralmente é meio que o bobo da corte, quem sofre com as brincadeiras em cena, a vítima. Coisa que o humorista Didi faz tão bem com os seus vários 'escadas/amigos', que estão sempre ali sorridentes e paspalhões para lhe servirem. Também tem quem seja escada dos outros não só na ficção, mas na vida real, o que é mais triste, pois passa de humor a drama.
Bom, mas entre figurantes e escadas, prefiro ficar aqui com o meu simples monólogo.

Nenhum comentário: