quinta-feira, 29 de abril de 2010

A vitimização da inveja


Hoje eu vi num Msn a seguinte frase: "A felicidade dos outros corrói, causa inveja.”

Reparem como é sempre “um alguém que sente inveja de mim”, nunca o contrário. Ninguém escreve no Msn; “hoje EU tô morrendo de inveja da fulana de tal.”
Quando a pessoa assume a inveja, ela diz que é uma “inveja boa”. Oras, como se existisse inveja boa! A inveja no caso só é boa porque é Ela quem sente, se fosse o Outro, ia ser inveja ruim mesmo.

Mas eu pensei o seguinte: será que não tem pessoas que se especializam em causar inveja? Tudo que a pessoa faz é de caso pensado pra causar inveja/desejo em alguém; compra coisas pra causar inveja, faz viagens pra causar inveja, tira fotos pensando em mostrar pra causar inveja, usa certas marcas (grifes) pra causar inveja, e por aí vai. Eu mesmo conheci uma pessoa que não tinha o menor pudor em dizer que ia fazer tal coisa só pra causar inveja numa colega (rival). Aí essa mesma pessoa que fez inveja pra outra, diz que os outros sentem inveja dela. Pois é...
Dizer que alguém sente inveja dela, a torna ainda mais desejável (lhe dá mais status). Quanto mais gente sentindo inveja da pessoa, mais desejada ela se torna.

Tudo isso é demasiadamente humano; um círculo vicioso que gera violência.

Nenhum comentário: