segunda-feira, 19 de abril de 2010

Sobre mania, moda e mimetismo.


Você gosta de alguma coisa sozinho? No mundo globalizado pela internet e redes sociais, é bem difícil que você não encontre alguém que goste do mesmo que você. Se por acaso você gosta daquela banda finlandesa que faz música árabe, se procurar na internet, você deve encontrar alguns poucos fãs, e com sorte, pode encontrar até fãs brasileiros. Porém, o que quero falar é sobre como, de repente, as pessoas passam a gostar da mesma coisa ao mesmo tempo agora. Não de algo muito difícil de se gostar, claro - as pessoas não passam a gostar de jiló de uma hora pra outra – esse 'gostar instantâneo' deve ser por algo que agregue um valor social, ou que faça a pessoa se sentir incluída em seu meio social com certa urgência, pois para esse tipo de 'gostar' existe validade - vulgo MODA ou MANIA.
Esse tipo de comportamento reforça a teoria de Desejo Mimético, da imitação do gosto alheio; quanto mais gente gostando, mais reforça a imitação do desejo.

(O que me fez pensar e escrever sobre isso, foi esse texto aqui. O que faria em plena era digital as pessoas voltarem a curtir algo antigo e ultrapassado?)

Nenhum comentário: