quarta-feira, 21 de abril de 2010

Cité, Ciudad, Cidade

Hoje Brasília completa 50 anos, eu acho muito pouco para uma cidade que é capital de um país. O que por um lado é bem animador, pois nos dá uma perspectiva de que, por ser jovem, ainda vai amadurecer e quem sabe encontrar um rumo certo. Porém, quero falar sobre a cidade em si, planejamento, arquitetura e urbanismo, pois são essas características que tanto chamam a atenção da jovem capital; nada mais nada menos que uma criação de Niemeyer, o gênio brasileiro, do qual sou grande fã. Não conheço a cidade pessoalmente, o máximo que conheço de Brasília foi em escala de avião. Imagino que seja uma cidade bem interessante, porém, nesses 50 anos deve ter perdido bastante da idéia inicial de Niemeyer; fico imaginando as periferias, as favelas que foram se erguendo em torno da cidade, a violência, pobreza, falta de estrutura, enfim, os problemas de todas as cidade brasileiras.

Ana Paula Padrão, nascida em Brasília 5 anos após a inauguração da cidade; linda.


Existe uma cidade grande realmente bonita no Brasil?
Irão me chamar de louco. “Claro, tem o Rio de Janeiro! Salvador, Recife...” Tá. Mas sei lá, não me sinto muito convencido. Depende do que você acha bonito. Essas cidades são bonitas em trechos, quero dizer, partes das cidades são lindas, mas tirando essas áreas, o entorno é terrível. O próprio Rio de Janeiro é muito feio tirando a orla e a zona sul (algumas partes do centro são bonitas também); mas não consigo admitir que são bonitas plenamente.
Minha questão aqui não é beleza natural, isso no Brasil sobra, mas sim beleza arquitetônica, urbanística e natural, juntas.

Paris


Conheço pessoas que dizem que Paris e Barcelona são completamente bonitas, até mesmo nas periferias das cidades são charmosas e bem cuidadas. É desse tipo de beleza urbana a que me refiro, e isso no Brasil não tem, mesmo.

Barcelona


Estive em Buenos Aires por duas vezes, tive a oportunidade de andar pela cidade a pé, de taxi, de ônibus, metrô, pude conhecer um pouco da periferia e bairros mais afastados e posso garantir: no Brasil não temos uma cidade com tais características. Falam de São Paulo, mas não tem como comparar, São Paulo tem mais de 10 milhões de habitantes contra 3 milhões da capital argentina. Andando pelo centro de Buenos Aires, é fácil pra qualquer turista brasileiro perceber o que é planejamento de ruas e avenidas, sem falar em parques, arquitetura, educação, cultura, história...

Nenhum comentário: