terça-feira, 6 de abril de 2010

O Sr. da Razão pergunta? Cuidado!


Quando um texto pergunta alguma coisa, o autor sugere (nas entrelinhas) uma resposta que ele gostaria que você respondesse. Um exemplo é esse. O texto pergunta se mulher sarada é bonita. EU prefiro sarada do que gorda. Sou mau por pensar assim? Vamos crucificar mulher sarada então? Se é pra fazer pergunta e induzir as pessoas a responderem o que o autor gostaria que fosse respondido, então é melhor nem perguntar; coloque EU acho tal coisa sobre tal assunto, é melhor.

Então mulher gordinha não tem chance?
Tem todas as chances! Mas o que eu acho chato é 'demonizar' quem cuida do corpo; fica parecendo que quem não se cuida e que é bacana. Ora, se eu não posso ter preconceito contra a gordinha, o mesmo vale pra malhada.

Então você acha que existe um exagero em relação a aparência e forma física?
Claro que sim! Não precisa ser nenhum gênio pra perceber isso. O que eu acho chato é pegar no pé de quem gosta de malhar; fumar já não pode, beber logo não vai poder mais, vão colocar bafômetro em todos os lugares, logo proíbem as pessoas de malharem mais do que algum ditador vai estipular: “Olha, eu acho que essa mulher deve ser multada, pois ela tá muito forte, tá gostosa demais pra ser verdade, multa nela!”

Você disse que alguns textos são escritos de forma que induzem a quem os lê a responder da forma como o autor gostaria que fossem respondidos. Você pode nos dar um exemplo?
Sim, eu pergunto: “O Big Brother contribui para a falta de cultura?” O que você acha que a maioria das pessoas vão responder? Então vamos demonizar o Big Brother, é fácil né, bode expiatório tem aos montes (Brasil, Lula, EUA, judeu, negro, o time rival do seu, Rede Globo, evangélico, católico, etc.) é só escolher o seu favorito. Eu mesmo já escolhi.

Você já usou esse artifício de perguntar e manipular uma resposta desejada?
Sim.

(*Perguntas feitas e respondidas por mim mesmo, já que ninguém vem me entrevistar.)

Um comentário:

Babi disse...

olha, finalmente você liberou comentários no blog! \o/
sempre quis comentar aqui desde o seu primeiro post (é, eu acompanho desde lá)!
beeijos :*