sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Vale a pena ver de novo?


Hoje termina uma novela. Segunda-feira começa outra. Assim mesmo, sem folga pra respirar. Como sempre foi e sempre será.
Fico pensando; será que um dia esse ciclo acaba? Novela atrás de novela. Vejam só: quantas gerações já se passaram e esse formato (e horário!) de programa ainda se mantém intacto. As bisavós já assistiam novela, mas o que é pior, o formato feito no Brasil é o mesmo daquelas épocas; o vilão versus o mocinho. A boazinha que sofre na mão da malvada. O filho que é de outro pai. O casal que briga durante a trama, e que no final ficam felizes pra sempre. Os gêmeos que se odeiam. A boazinha que se vinga da malvada com uma bela surra. O malvado sempre se dá mal. O bonzinho se dá bem. Um crime que só desvenda-se no final. E por aí vai...
Tem também aquela parte da trama que corre paralela, que é a parte 'pastelão' da novela, a parte humorística da trama. Tem o núcleo sério, onde ficam os galãs, mocinhas e aqueles atores da velha guarda, os 'respeitáveis'. Tem a parte pobre e a parte rica. Tem também aquela coisa de fazer trabalho social, do tipo, mostrar pessoas com problemas psíquicos, problemas com drogas, álcool, as vezes eles mostram superficialmente os gays, as vezes portadores de deficiência. Sem falar daqueles bordões que tomam conta das conversas; Rare Baba, inchalá, e tantas outras bobeirinhas do tipo. É a rede Globo mostrando o seu poder sobre a cultura popular.
Será que um dia as pessoas não vão enjoar dessa repetição, dessa novela 'reprisada'?
Pelo jeito não. Vai mais algumas gerações.

Será que na próxima novela vai ter uma personagem que é a encarnação da maldade, e um outro que é o pobre coitado, que sofre na mão do vilão? Será?

Nenhum comentário: