segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Tudo novo, de novo.



Na noite de ontem foram entregues os prêmios da MTV americana, mais conhecidos com VMAs. Prêmio tradicional faz muitos anos, mas que de algum tempo pra cá vem sendo dominado por interesses teens. Ou eu estou velho? Talvez um pouco das duas coisas.
Beyonce foi a estrela da noite. Concorria em várias categorias, apesar de ter ganhado poucos prêmios; eu acho ser a mais talentosa dentre os muitos concorrentes. Teve espaço para o barraco de Kanye West, que subiu ao palco durante o agradecimento da Taylor Swift, pra reclamar que quem merecia aquele prêmio era a Beyonce (e ele tinha razão). Teve show da bizarra (mas que eu gosto) Lady Gaga. Teve apresentação da Pink ao estilo Cirque du Soleil. Teve premier do trailer do filme Lua Nova (Crepúsculo) O show da Beyonce que pôde comprovar que é hoje uma das grandes artistas do mundo do entretenimento. E no final mostraram o trailer no filme ‘This is It’, que mostra os bastidores do show que Michael Jackson vinha ensaiando antes de morrer.

Enfim, tudo como manda o figurino. Apresentadores querendo ser hiper-ultra moderninhos, falando gírias e piadinhas de gosto-duvidoso-para-adolescentes-semi-rebeldes. (O que eu acho cansativo; deve ser desgastante ser moderninho sempre.)

Eu nunca acreditei em competição musical. Acho que não cabe fazer competição com artistas, ver quem é melhor. A subjetividade entra em campo. Cada macaco no seu galho. Já escrevi nesse blog sobre isso.
Eu já ia dizendo que isso é coisa de americano, mas não é não. Eu não lembro, mas dizem que os festivais de música da rede Record nos anos 60/70, eram como finais de copa do mundo. Tem também o festival de San Remo na Itália, que existe há muitos anos. Enfim, acho que gostamos de uma competição, seja qual for.
Pensei: Artistas com mais de 30 anos dificilmente ganham prêmios como esse da MTV, porque será? Os antigos fãs abandonam os seus artistas favoritos? Quando eles passam dos 30 os novos adolescentes querem outros ídolos? Ou é a indústria do entretenimento que vive para fabricar novos ídolos para manter a maquina de fazer dinheiro bem lubrificada?

Ontem na MTV estava presente parte do elenco no filme Lua Nova, e como alguns sabem, o protagosnista-vampiro Robert Pattinson é o queridinho das adolescentes de hoje. Lembrei do Leonardo DeCaprio na época do Titanic, que era o rei das teens nos anos 90. Tá certo que naquele tempo o Leo já era um dos grandes atores da sua geração. Mas fica a comparação pra ilustrar que essa indústria do entretenimento vive de criar novos ídolos. Ou são os novos adolescentes quem precisam dos seus próprios ídolos?

Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

Nenhum comentário: