terça-feira, 8 de setembro de 2009

Língua nervosa



Já ocorreu a você que, aquela mesma pessoa que a toda hora lhe vem falar mal de algum companheiro ou colega, pode ser a mesma que em sua ausência também fala mal de você?
Você pode pensar assim: “Poxa, se ele está falando mal de quase todos os nossos amigos, será que em minha ausência ele vai me poupar de sua 'língua nervosa'?”
Já percebeu que aquele que lhe conta uma fofoca de certa pessoa, quando se encontra com essa tal pessoa, finge abraços e sentimentos de carinho? Será que não finge com você também? Ou é apenas nossa forma de 'sobrevivência social'?

Sobre esse assunto interessante escreveu Bertrand Russell, no livro "A Conquista da Felicidade". Segue trecho abaixo:

Uma das formas mais universais de irracionalidade é a atitude tomada por quase toda a gente em relação às conversas maldizentes. Muito poucas pessoas sabem resistir à tentação de dizer mal dos seus conhecimentos e mesmo, se a ocasião se proporciona, dos seus amigos; no entanto, quando sabem que alguma coisa foi dita em seu desabono, enchem-se de espanto e indignação. Certamente nunca lhes ocorreu ao espírito que da mesma forma que dizem mal de não importa quem, alguém possa dizer mal deles. Esta é uma forma atenuada da atitude que, quando exagerada, conduz à mania da perseguição.

Nenhum comentário: