quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O Amigão

É um sujeito que está sempre te elogiando. Diz coisas que você gosta de ouvir. Ele é amigo de todo mundo – ops, hum isso é suspeito – O amigão é aquele que nunca diz não, mas na hora de fazer, não faz. Enrola, inventa uma desculpa e não faz.


Ele que ficar bem com todo mundo por isso nunca diz não ou nunca diz que não dá, que não pode ou coisa assim, sempre diz sim e sempre acaba te deixando na mão.

Ele adora bajular. Se você for com ele numa estréia, ele vai elogiar os atores, diretores e autor, mas na hora que sair do teatro vai dizer secretamente que não gostou da peça. Mas se você disser que gostou, ele também vai gostar.

Ele também adora gente importante. Para essas ele sempre diz sim. Um tipo bajulador interesseiro. Simpático, todo mundo fala bem dele e se ressente de alguma coisa que ele prometeu e não fez. As desculpas são sempre boas. Ele diz que alguém esteve doente, essa é uma desculpa clássica do amigão ou ele diz que teve que viajar ou aquelas outras que você já conhece.

Se você for um amigão, por favor fique longe de mim. Prefiro aqueles amigos que dizem a verdade. Às vezes é chato escutar a verdade, machuca principalmente se você sabia que alguém iria dizer aquilo, mas você achava que estava se dando bem.

O amigo é muito diferente do amigão. O amigão marca 20 vezes um café com você e nunca confirma. Marca de ir ao cinema e nunca vai. Marca de jantar e fura.

Amigão diz sim para todos os convites, mas nunca avisa que não vai poder ir. No dia seguinte ele, às vezes, manda um e-mail com uma daquelas desculpas.

Infelizmente há tantos amigões na cidade e tão poucos amigos. E quando você resolve ser sincero com alguém a pessoa fica chateada com você. Se você disser para alguém que não gostou de algo que ela fez, pode ter certeza de que ela irá jogar na sua cara daqui uns anos como uma mágoa e não como uma opinião de amigo. É difícil ser amigo, é muito mais fácil ser amigão.

Escrito por Duilio Ferronato

Nenhum comentário: