sexta-feira, 19 de março de 2010

Animal Planet


Um dia desses eu estava passeando numa livraria, quando ouvi de passagem alguns adolescentes conversando sobre os livros da série Crepúsculo. Na verdade nem eram tão adolescentes assim; estavam comentando algo sobre, qual dos livros da série era o mais legal. Pelo que pude ouvir, cada um tinha uma opinião, até um deles dizer que 'ainda' estava lendo o último livro publicado da série (Amanhecer). Coitada da garota que disse; aquilo foi como se ela tivesse dito que havia chegado ao planeta Terra ontem; todos ficaram 'horrorizados' por ela ainda não ter lido, como se fosse uma espécie de pecado mortal; foi bem interessante perceber como num grupo se estabelecem competições para ver quem está mais a frente, moderninho; ficam numa disputa para ver qual deles é o mais adiantado, o que vai dar o primeiro parecer e estabelecer uma 'hierarquia' no grupo.

Por outro lado, fiquei pensando em como hoje em dia as coisas ficam velhas cada vez mais rápido. Isso pode ser notado também na música. Aqui onde trabalho, se tocar na rádio uma música de seis meses atrás, tem sempre alguém que diz “nossa, essa rádio toca música velha.”

Mas não pensem que isso só está presente no mundo dos adolescentes. Conheço muita gente* grande que compete demais por esse tipo de primazia; querer comprar carro primeiro, se adiantar a coleção da moda e comprar roupas antes, fazer viagens pra lugares onde nenhum amigo foi antes, ir a estréia de algum filme ou espetáculo primeiro que todos, enfim, olha eu caindo naqueles assuntos que já escrevi por aqui; mimetismo, desejo de status, exclusivismo...
Fico por aqui.

(* Quando digo 'conheço muita gente', seria bem fácil e tentador me excluir dessa 'muita gente', mas não me excluo não, seria covardia, estaria me colocando acima do bem e do mal; afinal, só posso reconhecer esse tipo de comportamento se já o experimentei.)

Nenhum comentário: