segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O que acham de você?


Nada pode ser mais frustrante do que descobrir que os seus exercícios de auto-afirmações não surtem o efeito desejado. Estranho é o uso do termo 'auto-afirmação'; a pessoa criar uma imagem/idéia de si próprio. But, o termo caiu em uso designando justamente o inverso, é a pessoa querendo criar uma imagem de si para ser vista pelos outros. Porque ninguém se afirma para si mesmo, e sim para o tipo de imagem que queremos que os outros tenham de nós.
Um desgaste praticamente inútil no meu ponto de vista. Pois nem sempre o que julgamos interessante para a nossa imagem será interessante para o outro que recebe essa imagem.
Imagens podem sofrer grandes distorções.

Por exemplo; a pessoa monta um blog, onde ela escreve sobre assuntos que julga serem bacanas para a imagem que ele pretende 'vender' de si mesma, porem ela não pode descartar a idéia de que aquilo que ela escreve no blog seja pouco (ou nada) relevante para aqueles que ela tenta supostamente impressionar.
Outro exemplo; a pessoa abre uma conta num site de relacionamentos (orkut, facebook, etc.) e adiciona aquele monte de comunidades em que ela nunca escreve nada, não participa de discussões, mas que estão lá nas suas comunidades propositalmente para auto-afirmar a sua imagem para os outros verem, como querendo dizer: “Olha as coisas que eu gosto e quero ser identificada como possuidora dos valores dessas imagens e o que isso representa.”
Isso sem falarmos nos bens de consumo. O que uma pessoa valoriza, para uma outra pode não ter valor nenhum. Aquele carro importado não desperta desejo em determinada pessoa, mas para outra aquela viajem bacana pode ser de causar grande inveja. A auto-afirmação e 'o causar inveja' são vizinhos próximos.
Mas como eu já disse, “infelizmente” nem sempre a imagem que você tenta vender de si mesmo será recebida da forma que você julga ou gostaria que fosse vista. Portanto, esqueça essa bobagem de criar a sua imagem, afinal ela pode ser justamente o inverso do que você gostaria que fosse.

Ter uma boa imagem nesses tempos modernos (e competitivos) é quase que obrigatório, mas por outro lado, ela pode ser bem diferente daquela que você acredita de seja. Como diria meu avô: “O olho do dono é que engorda o gado.”

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