terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Loucos por frases feitas: cuidado!


É incrível como ainda é enorme a quantidade de pessoas que tem a sério aquelas frases de cabeçalho de orkut, ou Msn. Estou atirando a pedra, mas não sem antes confessar que (num passado distante) já fui um desses, que a qualquer frase engraçadinha, tinha aquilo como uma suposta verdade também engraçadinha, julgando-se um grande entendedor do que é a “verdade da vida”.
Isso sem falarmos daqueles e-mails/correntes que circulam como vírus, que vem assinados por nomes famosos do tipo: Jabor, Lya Luft, Clarice Lispector, etc. Claro que só de bater o olho no texto dá pra notar que aquele tal autor que supostamente assina o texto jamais escreveria tais babozeiras, e aquelas babozeiras não seriam escritas daquela forma, afinal todo autor tem o sei 'jeitinho' de escrever, logo percebe-se que aquilo não foi escrito por tal. E mais; quem estabaleceu que tais autores são detentores de uma sabedoria tão profunda? Eles são Deus?
Enfim, cada um (não) conhece o autor que merece.

Mas voltando ao tema: “A sapiência segundo qualquer ditado do orkut (ou Msn)”
É muito fácil e gostoso aderir a elas (frases), vai depender do seu estado emocional; se você estiver naquela fase 'rebelde sem causa', qualquer frase (tipo: “A sociedade é hipócrita.”) que meta o pau em qualquer coisa, vai lhe satisfazer bastante; se você estiver na fase encalhado(a)/solteirão(rona), qualquer frase (tipo: “Vou ser feliz pra sempre, custe o que custar”) que pregue o amor próprio e/ou curtir a vida de qualquer forma, vai lhe cair muitíssimo bem.
Mas também reparem na pobresa das mesmas frases, geralmente é o 'arroz com feijão' de um pensamento pouco desenvolvido. Basta a pessoa ler, reler aquilo que 'colou' no seu orkut/msn/facebook, pensar e ver que alí pode haver (e geralmente há) incongruências, disparates e contradições.

Vamos pegar essa frase que vi num Msn recentemente: “Vou ser feliz pra sempre, custe o que custar.” Primeiro: o que é ser feliz pra VOCÊ? Ok, continuemos enquanto você fica aí pensando. Segundo: Pra ter esse tipo de felicidade que você pensou, teríamos que fazer um acordo com a Vida, sentar com Deus, bater um papo e combinar com Ele que não seria colocado no seu/nosso caminho nenhum problema, não haveriam momentos onde ser feliz é IMPOSSÍVEL (o que dirá pra sempre!). Quer exemplos? Melhor não né, melhor é ser feliz. Teria que combinar com Ele que você não teria nenhuma questão difícil, nenhuma escolha de Sofía (Isso ou aquilo? Para lá ou para cá? Sim ou não? Devo ou não devo? Ser ou não ser? Olha como Shakespeare já sabia das coisas.)
E esse “custe o que custar”? Complicado hein? Dá a entender que a pessoa pode até matar pra ser feliz. Como alguém pode fazer qualquer coisa pra ser feliz? Roubar, enganar, trair, subornar, passar por bobo, fofocar, mentir, vender-se... "Tudo para EU ser feliz". E a 'felicidade' nesse caso é mais parecida com a loucura.

Bom, chega de ser estraga prazer. Só acho que antes de colocar suas VERDADES por aí, pense um pouquinho, só um pouquinho. Ou então entrega nas mãos de Platão, Aristóteles, Sócrates, Sto. Agostinho, São Thomas de Aquino... garanto que aí não tem erro.

Nenhum comentário: