terça-feira, 27 de outubro de 2009

Do You Speak English?


Eu não gosto de samba. Muito menos desses pagodes de rádio FM.
Começo dizendo isso para falar sobre o domínio cultural de um povo sobre o outro.
Assim; o que faz uma cultura prevalecer sobre o outra?
Porque eu 'aprendi' a gostar de determinada música e não de outra?
Porque a maior parte das rádios tocam músicas norte americanas e não francesas, russas, ou mexicanas?
O poder da grana?

Recentemente estive na Argentina e pude perceber que isso acontece em outros países (Menos nos EUA, que é o inverso, lá eles não conhecem nada de nenhum lugar. Alienação total.) O domínio de uma cultura sobre a outra. O tango na Argentina é como o frevo no Brasil, ou o forró. Não é mais popular, virou algo folclórico. Virou coisa pra turista ver, poucos jovens se interessam pelas músicas regionais. Ficou mais fácil ouvir música de FM (americana) do que a do próprio país. Claro que tem aqueles jovens que são regionalistas, que percebem essas bizarrices culturais e continuam a apreciar as coisas culturais de sua região, mas a grande massa se perde diante do poder do mais forte, do mais rico, do que impõe as regras ao mercado/gosto geral. (Isso quando a coisa não descamba para sub-produtos de música americana, como o Funk carioca, que nada mais é do que uma 'cópia' de ritmos americanos, ou então esses pagodes de FM que também vão pelo mesmo caminho.)
Quem é esse que escolhe o que é legal, e o que não é? O que é chique ou cafona. Ficamos na mão do que Eles vão nos oferecer. O nosso 'bom' gosto fica terceirizado.

Estou prestes a fazer uma viagem para o Rio Grande do Sul, e estou tendo dificuldade em encontrar um local onde eu possa conhecer a cultura típica da região. Agora, discotecas 'americanizadas' tem aos montes. Várias!
Mas isso é no sul do Brasil, vá lá... a maioria são descendentes de europeus, faz sentido terem apreço por uma cultura mais 'européia', que também não deixa se ser deles.
Mas e as outras regiões do Brasil?

Isso é só um reflexo de como durante anos e anos uma cultura pode ser dissolvida por outra. Como a uniformização do mundo tem deixado tudo tão mais chato. Todos iguais. Acho isso terrível!

Eu não 'aprendi' a gostar de samba, nem forró, nem chorinho, nem carnaval, nem frevo e nem nada da cultura legítima brasileira. Mas eu acho muito legal quem goste.
Portanto faço parte dessa uniformização cultural. Sou uma inocente vítima, como a maioria de nós.

Nenhum comentário: