sexta-feira, 19 de junho de 2009

Sobre ônibus, futebol e evolução



Hoje eu estava indo para o trabalho de ônibus, nessa linda, ensolarada e fria tarde de sexta-feira, e entre as conversas paralelas que atravessavam durante o percurso, uma me chamou atenção. Era aquele tipo de conversa pessimista a respeito do futebol atual. Aqueles que dizem que não tem mais bons jogadores, que o futebol acabou. Estranho que isso não acontece com outros esportes. Ninguém diz que não tem mais bons nadadores, ou bons jogadores de vôlei. Isso é exclusivo do mundo do futebol. Acredito que isso é devido ao saudosismo, por falta de acompanhar a evolução do esporte. A pessoa não acompanha mais o esporte e não descobre as novidades, o novo formato do jogo, a evolução que pode parecer para alguns como involução.
Estatística recente diz que jogadores da Copa de 70 corriam em média seis quilômetros por partida. Hoje correm dez quilômetros por partida. E por aí vão números e estatísticas mostrando que o esporte mudou.
Acho que cada época desenvolve uma estética de jogo, gosta-se ou não. O vôlei que se joga hoje é muito diferente do que se jogava antigamente, assim como a forma de nadar também é diferente de como se nadava em outras épocas, e nem por isso perde-se a beleza do esporte.
Durante aquela conversa que “vazava” aos meus ouvidos, fui percebendo que o ser humano não evoluiu em todas as áreas.

Nenhum comentário: