quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Bike & Urbanismo



É cada vez mais comum e frequente as discussões a respeito do transito nas grandes cidade. Tanto pelos problemas de espaço urbano (as vias que não dão vazão a quantidade de carros), quanto pelos problemas da poluição do meio ambiente. (Muitos carros, mais poluição, mais caos urbano.)
Em alguns países da Europa já é comum há algum tempo o incentivo ao uso das bicicletas. E a coisa tem dado certo. Tanto que hoje já é possível você alugar bicicleta pelas ruas de várias das grandes cidades da Europa.
Em Paris por exemplo, existe um serviço onde a pessoa aluga a bicicleta para se locomover de um ponto a outro, e assim que chega ao seu destino, deixa a bicicleta num local determinado e automaticamente ela se trava, e somente com a colocação de mais um ticket ela é destravada. São monitoradas por uma empresa responsável chamada 'Velib'.
O mesmo acontece em Berlim, Madrid, Londres e Amsterdan.





Legal, mas e aqui, por essas partes do mundo?
Não tem como alugar bicicleta, mas tem como comprar. Mas será que a coisa ia pegar?
Difícil... Por vários aspectos. Como diz o comercial de TV; “Brasileiro é apaixonado por carros.” (Eu sou brasileiro e não sou apaixonado por carro, mas enfim...) Além de ser apaixonado, carro no Brasil é sinônimo de status. Está ligado a ter sucesso, a ser bem sucedido. E quanto mais novo, mais status. (Complexo de terceiro mundo talvez?) Em outros países a coisa não é assim. Na Europa eu já sabia que não, mas fiquei assustado quando estive em Buenos Aires pela primeira vez, pois a frota de carros mais velhos é bem grande por lá.



Mas voltando ao assunto; em cidades montanhosas, como aqui onde moro (Jundiaí-SP), é bem complicado querer utilizar bicicleta por exemplo, para ir trabalhar. Se eu fizer isso, chegarei em meu trabalho pingando em suor, tamanha é a quantidade de subidas e descidas. Fora o perigo de ser atropelado, pois falta de respeito com o ciclista é o que não falta.
Mas eu vou insistir.

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