sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Pueblos de Mil Colores


Já faz algum tempo, tenho feito muitas amizades na internet com pessoas de países latino americanos (Perú, México, Argentina, Colômbia). Ou melhor, mulheres latinas, pra falar bem a verdade (claro!). Além do meu já tradicional e antigo interesse por outras culturas, outros povos, faço isso pra exercitar meu espanhol, que por sinal, está cada vez melhor (modéstia a parte).
Tem sido uma experiência incrível, maravilhosa. Além de serem pessoas muito amáveis (os argentinos[as] um pouco menos), eles trazem consigo algo que não encontramos no Brasil, essa coisa da sermos latino americanos, da força e da união que esses outros países tem entre si, e que nós não fazemos parte (infelizmente!), por vivemos nesse ‘universo paralelo da língua portuguesa’, e a toda essa latinidade que também é nossa, mas que está esquecida, e cada vez mais distante.

As mexicanas são as mais amáveis, interessadas, e mostram gostar do Brasil. Assim como as peruanas... Enfim, tem sido uma das melhores experiências que a internet tem me dado.
O lado ruim dessa história, é perceber como os EUA ainda exercem uma força sobre alguns povos latinos (inclusive conosco), fazendo com que algumas culturas se percam (por acharem-se inferiores) e derrubando sem dó o orgulho de alguns povos, fazendo com que eles sintam-se inferiorizados em relação aos ‘belos, ricos, descolados e modernos americanos’.

Ahh se eles soubessem de toda verdade...

Nenhum comentário: