segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A métrica da qualidade

"Avatar ganha o Globo de Ouro 2010."

Não que eu ache Avatar um filme ruim, pelo contrário, acho bacana. O problema é como pode se reconhecer nele o título de 'melhor do ano'. Eu não encontro onde. A história é razoável, bem simples e básica. Pode ser que uma história simples adicionada a efeitos especiais fantásticos, a coisa funcionou bem. (Não vamos esquecer do marketing absurdo que esse filme recebeu. Isso custa dinheiro e precisa dar retorno a qualquer custo.) Mas até aí escolher como o melhor filme, complica.
Aí como faz pra explicar o que é um filme ruim? A distância entre o bom é o ruim fica bastante curta, um fio de navalha. Abaixaram bastante a régua da qualidade dos filmes. Mas isso acontece nos EUA, um país que me desperta cada vez menos prazeres artísticos. Mas também faz sentido que após um ano de crise econômica, eles (EUA) queiram fazer dinheiro. Quem sabe quando sairem da crise, e com bastante dinheiro em caixa, os estúdios voltem a pensar na qualidade dos projetos e roteiros.
Pensando melhor, só é possível arte com dinheiro no bolso. Ou alguém deixa, por exemplo, de comprar comida pra comprar obra de arte? Primeiro a barriga cheia, depois vem o resto.

Nenhum comentário: