sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Autoperguntas e Autorretratos

"Autorretrato , muitas vezes é definido em História da Arte, como um retrato (imagem, representação), que o artista faz de si mesmo, independente do suporte escolhido. Nesses retratos - em que os artistas se vêem e se deixam ver pelo espectador -, de modo geral, o foco está sobre o rosto, quase sempre em primeiro plano. O semblante do retratista/retratado raramente se apresenta em momento de relaxamento ou felicidade. Em geral, a visão do artista sobre si próprio é sombria, angustiada e até mesmo cruel, quando se evidenciam defeitos físicos ou mutilações. O exemplo mais célebre nessa direção é o Auto-Retrato com Orelha Enfaixada, pintado por Vincent van Gogh (1853-1890)."


Frida Kahlo é uma das minhas artistas favoritas. Também existem muitas representaçãos suas em auto retrato. Mas o que mais me chama atenção é a fato de seus quadros, repletos de cores e surrealismos, estarem representados também na sua própria auto imagem. Como se a artista fizesse de sí própria uma extensão de suas obras. As cores que se fazem presentes em contra ponto com suas dores físicas e emocionais, como que colorindo onde existia dor. Ao mesmo tempo em que utilizando as cores fortes representava a sua cultura e a de seu povo (México).


Meu autorretrato foi feito com a saturação das cores, sobre os efeitos de uma baixa luminosidade, deixando assim aspectos de pintura sobre foto, um efeito inesperado, assim como sempre são os autorretratos. Que nesses casos não estão sobre a visão narcisistica, mas sim sobre forma de autoperguntas, onde as respostas também se tornam indagação.


("O homem olha sua face, interrogando-se, e não sabe quem é". Iberê Camargo.)

Nenhum comentário: