quarta-feira, 29 de julho de 2009

Quanto vale o som?


Eu quero entender como anda atualmente o mercado fonográfico. Antigamente eu conhecia bem, pois eu trabalhava nesse ramo, mas hoje não entendo como funcionam os mecânismos de divulgação, vendas e a lucratividade. Pois como se sabe a um bom tempo, Cd não vende mais, e quando vende é muito pouco. O que me leva a acreditar que não é mais interessante investir em artistas muito populares, naquele monte de cantores sertanejos, grupos de pagode, forró e afins, pois não é novidade também que o público que consome esse tipo de música compra o Cd pirata. Por outro lado, quem consome a música 'refinada' na maioria dos casos também não compra Cd, baixa na web. Será que ainda vale a pena investir em artistas de um hit só? Aqueles artistas que colocam uma ou duas músicas na rádio e depois nunca mais? Ou no caso; será que vale a pena investir em artistas da moda? Que hoje é bacana gostar do cara, é moderninho, mas no próximo verão a garotada não vai mais nem querer ouvir falar do nome.
Acho que seria mais interessante investir em nomes com potêncial artistico real, e de preferência talentosos. Dar espaço para quem pode fazer carreira, para quem pode daqui a 10, 15 anos ainda estar no mercado, criando fãs fiéis que vão acompanhar a carreira e que, em uma hora ou outra, vão se ver 'obrigados' a comprar algum produto oficial do artista. É o que acho.

Nenhum comentário: