
Já faz algum tempo, tenho feito muitas amizades na internet com pessoas de países latino americanos (Perú, México, Argentina, Colômbia). Ou melhor, mulheres latinas, pra falar bem a verdade (claro!). Além do meu já tradicional e antigo interesse por outras culturas, outros povos, faço isso pra exercitar meu espanhol, que por sinal, está cada vez melhor (modéstia a parte).
Tem sido uma experiência incrível, maravilhosa. Além de serem pessoas muito amáveis (os argentinos[as] um pouco menos), eles trazem consigo algo que não encontramos no Brasil, essa coisa da sermos latino americanos, da força e da união que esses outros países tem entre si, e que nós não fazemos parte (infelizmente!), por vivemos nesse ‘universo paralelo da língua portuguesa’, e a toda essa latinidade que também é nossa, mas que está esquecida, e cada vez mais distante.
As mexicanas são as mais amáveis, interessadas, e mostram gostar do Brasil. Assim como as peruanas... Enfim, tem sido uma das melhores experiências que a internet tem me dado.
O lado ruim dessa história, é perceber como os EUA ainda exercem uma força sobre alguns povos latinos (inclusive conosco), fazendo com que algumas culturas se percam (por acharem-se inferiores) e derrubando sem dó o orgulho de alguns povos, fazendo com que eles sintam-se inferiorizados em relação aos ‘belos, ricos, descolados e modernos americanos’.
Ahh se eles soubessem de toda verdade...
Nenhum comentário:
Postar um comentário